Especial Tecnologia a favor do Ensino (II)
Na segunda reportagem da série, vamos analisar os desafios de incorporar as TIC à proposta pedagógica da escola.
Publicado em 30/10/2017 17:09 - Atualizado em 04/12/2017 10:01
Os desafios de incorporar as TIC à proposta pedagógica da escola
Professor orienta aluno em sala de aula
O mundo mudou e a cada dia que passa percebemos que o ainda atual modelo de escola foi desenvolvido para atender à uma sociedade que era, em muitos aspectos, diferente da sociedade atual. Estamos presenciados em sala de aula que os processos do ensino e da aprendizagem tradicionais já não respondem mais às demandas do mundo contemporâneo e nem aos alunos do século XXI.
Por outro lado, sabemos que a apropriação do aparato tecnológico que está disponível não acontece em ritmo sincronizado dentro e fora da sala de aula e a democratização do acesso e uso das TIC, especialmente na escola pública, passa por aspectos como infraestrutura (que nem sempre é a mais adequada), formação de professores, referenciais que permitam a inclusão de educadores e educandos na cultura digital e conteúdos educativos alinhados a estes mesmos referenciais.
Nesta segunda parte da edição especial Tecnologia a favor do ensino, a pedagoga e especialista em Informática na Educação, Markélen Dutra(1), que há 15 anos atua como coordenadora pedagógica na implementação de Projetos Educacionais com o uso da informática educativa e como formadora de professores em escolas públicas de todo país, discorreu sobre os desafios que envolvem a incorporação das TIC à proposta pedagógica das escolas. Confira!
BLOG Caminhos da Educação: Markelen, a cultura digital, que afeta a vida dos alunos de todas as regiões do país e de todas as classes sociais, é transportada para o ambiente escolar, transformando a maneira como estes interagem com os professores e como participam das atividades pedagógicas. Diante desta afirmativa, você considera que a forma com que são empreendidas as práticas pedagógicas escolares, no geral, estão preparadas para incorporar as TIC nas nossas escolas?
Markelen Dutra: O grande desafio da educação hoje está na quebra de antigos paradigmas e métodos para uma educação mais global. Eu acredito que a incorporação das TIC tende a promover mudanças nos métodos, nas práticas pedagógicas e na concepção de novos modelos e não o contrário: que seja preciso mudanças nas práticas pedagógicas para inserir as TIC.
A experiência
Eu já presenciei professores que mudaram sua concepção de ensino e aprendizagem com o uso de software educativo, que mudaram sua forma de avaliação e sua metodologia. Nesta perspectiva me arrisco a dizer que, atualmente, os processos escolares é que precisam ser incorporados, pois as tecnologias já são inerentes ao cotidiano.
Tudo passa pelo educador
É preciso investir em capacitação para professores, não para o uso do computador na escola, como era feito há algumas décadas, mas para o uso da tecnologia como recurso didático, como recurso de estudo, como recurso de fomento do conhecimento, para o uso de metodologias a serem desenvolvidas por meio dos recursos multimídias socialmente difundidos como transformadores e produtores de conhecimento. Tudo passa pelas mãos do educador, não adianta ter escolas equipadas tecnologicamente, com laboratórios de informática modernos, se o “fazer diário” passa pelo professor e cabe a ele executar o trabalho.
Uma nova cultura
As tecnologias da Informação e Comunicação precisam ser entendidas como parte de uma nova cultura que está sendo construída e a escola já está incorporada nela, considerando que já fazem uso delas na rotina da secretaria escolar, nas salas de coordenação, dos professores, bibliotecas e laboratório de informática. Mas em muitos casos, ao entrar na sala de aula todos esses recursos são esquecidos, é como se para ensinar e aprender houvesse apenas o lápis, o caderno, o livro didático e o material concreto. É preciso uma mudança de consciência, de forma que a cultura escolar esteja integrada com os modos de vida da sociedade atual. É preciso que a escola participe dessa construção, educando para usos mais democráticos e para uma participação mais consciente na cultura digital, aproveitando o potencial de comunicação do universo digital e de seus recursos para facilitar o ensino e a aprendizagem tornando-as mais próxima dessa nova geração.
Não há dúvidas que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação incorporado ao plano de aula propicia benefícios para estudantes e professores, mas o uso delas só se torna eficaz quando é bem planejado, quando seus objetivos estão claros e definidos objetivando o enriquecimento do processo da aprendizagem e, por conseguinte, o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos. Na prática, a tecnologia se torna aliada dos professores que podem tornar suas aulas mais interessantes e desafiadoras e favorece os alunos tornando-os mais motivados e receptivos.
Gostou de saber mais sobre os desafios de incluir as TIC em seu planejamento pedagógico? Então continue acompanhando os temas da Edição especial sobre Tecnologia a favor do ensino em nosso Blog!
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(1) Markelen Dutra é pedagoga, especialista em Informática na Educação, Pedagogia Empresarial, Docência do Ensino Superior e Master em Gestão Estratégica de Pessoas. Atua há 15 anos como coordenadora pedagógica na implementação de Projetos Educacionais com o uso da informática educativa e como formadora de professores em escolas públicas de todo país
por Ava Vilas Boas