Especial Tecnologia a favor do Ensino (III)
O papel do professor e do gestor educacional ao adotarem novas práticas com o uso da tecnologia.
Publicado em 29/11/2017 08:50 - Atualizado em 04/12/2017 10:02
O papel do professor e do gestor educacional ao adotarem novas práticas com o uso da tecnologia.
Professora orientando aluno que estuda em um notebook
"A instituição que educa deve deixar de ser “um lugar” exclusivo em que se aprende apenas o básico (as quatro operações, socialização, uma profissão) e se reproduz o conhecimento dominante, para assumir que precisa ser também uma manifestação de vida em toda a sua complexidade, em toda sua rede de relações e dispositivos com uma comunidade, para revelar um modo institucional de conhecer e, portanto, de ensinar o mundo e todas as suas manifestações1."
A escola precisa incorporar novas maneiras de construir conhecimentos em seus processos de ensino-aprendizagem, permitindo que as mudanças socioculturais que permeiam a nossa sociedade adentrem suas portas. Dessa forma, propiciará aos estudantes autonomia e competência para participar, agir e aprender de forma crítica, fazendo uso dos modos e ferramentas que usam diariamente fora do ambiente escolar, como as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).
Quando a escola ou rede de ensino propõe algo inovador, relacionado às práticas pedagógicas, os professores e gestores são atores fundamentais para que sejam alcançados os resultados desejados. Especialmente quando vai ao encontro dos modos de apropriação e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, tendo em vista a formação de sujeitos autônomos e conscientes de sua condição de vida plena e em sociedade.
Diante dessa perspectiva, a especialista em Informática na Educação, Markélen Dutra2, abordou para nós seu pensamento a respeito do papel do professor e do gestor escolar na questão do fomento e uso das TIC nas instituições de ensino. A pedagoga atua há 15 anos como coordenadora pedagógica na implementação de Projetos Educacionais com o uso da informática educativa e como formadora de professores em escolas públicas de todo país.
Confira sua opinião nesta terceira parte da edição do especial Tecnologia a favor do Ensino!
BLOG Caminhos da Educação: Markelen, na sua visão, qual o papel do professor e do gestor escolar na questão do fomento e uso das TIC nas instituições de ensino?
Markelen Dutra: O professor é e sempre será o mediador do processo de ensino e aprendizagem. E assim é também para o fomento e uso das TIC. Hoje, os professores se veem diante do que pode ser considerado, ao mesmo tempo, um grande desafio e uma grande oportunidade: utilizar as TIC como meio para construir e difundir conhecimentos e, ainda, para concretizar a necessária mudança de paradigma educacional, centrando seus esforços nos processos de criação, gestão e reorganização das situações de aprendizagem.
O professor na era do Google
Hoje alguns professores se questionam sobre o seu papel na era do Google. Todas as informações estão acessíveis ao aluno, basta uma pesquisa rápida para que tenha acesso ao mundo de informações. Cabe ao professor, então, no contexto atual, a capacidade de transformar informações em conhecimento. Ele deve fomentar, buscar metodologias, recursos e intervenções que permitam, além de acessar essas informações que estão democratizadas, contextualizá-las com a realidade local, analisá-las, interpretá-las e transformá-las em conhecimento com seus alunos. É seu dever, ainda, incentivá-los a partilhá-lo com outros, permitindo que o ensino e a aprendizagem se dê de modo cíclico e contínuo.
Estímulo às novas práticas
Mas, é preciso, também, que os gestores e coordenadores das escolas estimulem e promovam práticas e projetos que permitam a interação dos objetos do conhecimento com a multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais. Neste contexto, a escola pode e deve ter uma outra função, um outro papel no fomento das TIC. Não se trata de garantir, apenas, a universalização do acesso para promover as TIC, equipando laboratórios de informática, mas de garantir os direitos básicos de liberdade e de expressão, que estão relacionados ao acesso às tecnologias da informação e comunicação na sociedade atual. Não basta ter acesso à internet e rede wireless se os alunos não puderem utilizá-la, nem de forma monitorada nos momentos das aulas e nem em aparelhos móveis - estes na maioria das escolas são proibidos. É preciso permitir o acesso à informação e ao conhecimento, e, ao mesmo tempo, criar consciência de uso no ambiente escolar, para que haja a utilização efetiva das tecnologias da informação e comunicação tanto por professores, quanto por alunos. Esta é uma condição essencial para inserção mais completa do cidadão nesta sociedade de base tecnológica.
Nós, do Projeto Amigo Micro, acreditamos que gestores e professores são atores fundamentais na implantação de mudanças e, no que diz respeito às TIC, eles precisam conhecer suas potencialidades e compreender sua relevância. Assim estarão abertos a absorver e pôr em prática novas maneiras de ensinar, de pensar, de pesquisar e de produzir conhecimento, se apropriando e transformando sua prática educativa.
Gostou de saber mais sobre o papel do gestor e do professor escolar na questão do fomento e uso das TIC nas instituições de ensino? Então continue acompanhando o nosso Blog Caminhos da Educação!
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(1) Markelen Dutra é pedagoga, especialista em Informática na Educação, Pedagogia Empresarial, Docência do Ensino Superior e Master em Gestão Estratégica de Pessoas. Atua há 15 anos como coordenadora pedagógica na implementação de Projetos Educacionais com o uso da informática educativa e como formadora de professores em escolas públicas de todo país
por Ava Vilas Boas