Especial Tecnologia a favor do Ensino (IV)
A tecnologia e a distância entre os mundos dentro e fora da escola
Publicado em 04/12/2017 09:47 - Atualizado em 18/12/2017 15:33
A tecnologia e a distância entre os mundos dentro e fora da escola
Professor acompanha atividades dos alunos em sala de aula
O mundo mudou, o aluno mudou e a escola ainda não. Você também pensa desta forma? Vivemos uma época na qual o melhor aparato tecnológico e a maior possibilidade de conexões estão a nosso serviço. O uso da tecnologia já faz parte da vida das novas gerações fora da sala de aula e a escola precisa se apoiar e promover práticas pedagógicas que visem estimular os alunos a participarem, utilizando-se de todos os recursos disponíveis para criar situações efetivas de aprendizagem.
A pesquisa TIC educação 2016 revelou que ainda estamos bem distantes de termos um pleno desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas pela tecnologia. Os dados mostram que os laboratórios de informática estão presentes em 81% das escolas públicas, por exemplo, sendo que em apenas 59% esse espaço encontrava-se em uso, segundo os diretores. Além disso, somente 31% dos professores de escolas públicas afirmaram utilizar computadores no laboratório para desenvolvimento de atividades com os alunos.
Diante deste cenário percebido de descolamento entre as realidades vividas pelos alunos, dentro e fora da sala de aula, conversamos com a pedagoga e especialista em Informática na Educação, Markélen Dutra1, que há 15 anos atua como coordenadora pedagógica na implementação de Projetos Educacionais com o uso da informática educativa e como formadora de professores em escolas públicas de todo país, na penúltima parte da edição especial Tecnologia a favor do ensino. Acompanhe!
BLOG Caminhos da Educação: Markelen, qual é a real distância, a seu ver, entre o mundo em que vivem os jovens e crianças fora da escola e o que lhes é apresentado nas nossas escolas, em especial as públicas, quando se leva em conta a disseminação das tecnologias da informação e da comunicação, presentes no cotidiano de todos eles?
Markelen Dutra: Para falar sobre as diferenças entre o mundo escolar e o mundo social precisamos voltar um pouco na história e dizer que muito já se avançou na educação. Durante este último século a educação, e aqui dou ênfase à brasileira, passou por profundas transformações e converteu uma escola que era para poucos em uma escola para todos. Na escola pública temos alunos com diferentes contextos familiares, financeiros e sociais. Não existe mais a perspectiva de que o menos favorecido se encontra na escola pública e o mais abastado na escola privada, mesmo que este último seja a minoria. Neste sentindo, as dificuldades e obstáculos de se atender a essa diversidade de forma igualitária e com qualidade se configura o grande gargalo dos profissionais da educação. A qualidade está diretamente relacionada com a prática pedagógica e as atividades educativas que são oferecidas aos alunos. Com a disseminação da tecnologia, as mudanças foram se interligando - a passos lentos - às atividades educativas, mas ainda estão longe de atender às demandas da sociedade do conhecimento.
Tecnologia e qualidade
Hoje, em todos os setores da sociedade e do mundo do trabalho, a tecnologia está atrelada à qualidade de processos, inovação, produção de conhecimento e agilidade na comunicação; é inegável os avanços tecnológicos em todas as áreas. Outras organizações e segmentos da sociedade também já aderiram de forma mais efetiva a essa cultura, enquanto nas organizações escolares essa realidade ainda deixa muito a desejar, explicitando assim o abismo que existe entre o mundo da criança fora da escola e as práticas enfatizadas nos sistemas educacionais. Analisando a sociedade atual, na qual pessoas, em tempo real, discutem, trocam informações e experiências, produzindo conhecimento e que pode ser acessado por todos, percebe-se que a escola, de forma geral - e volto a ressaltar não só a escola pública - oferece muito pouco em relação a todo conhecimento que está democratizado hoje pela internet.
Novas possibilidades
A tecnologia já faz parte do cotidiano dos alunos e professores, e as crianças e jovens já nascem nela, uma vez que a tecnologia está intrínseca na cultura e contexto de vida atual. Especificamente, falando das escolas públicas, ressalto a necessidade imprescindível que a escola compreenda e incorpore mais as novas tecnologias e seus modos de funcionamento, descortinando novas possibilidades de comunicação entre professores e alunos, comunidade e escola.
Diminuir a distância entre as experiências de comunicação e apreensão de informações que os alunos vivenciam dentro e fora da escola exige não só a revisão do currículo, formação continuada de professore e adoção de novas práticas educacionais. Exige, principalmente, que haja uma reflexão sobre o novo contexto cultural que vivemos, um entendimento de como o aluno aprende com as tecnologias digitais e como a escola pode incorporar e se beneficiar desses novos modos de aprender desenvolvidos pelos alunos fora da escola e que ainda são desconsiderados no ambiente escolar tradicional.
Gostou de saber mais sobre a real distância entre os mundos dentro e fora da escola? Então continue acompanhando os temas da Edição especial sobre Tecnologia a favor do Ensino em nosso Blog!
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1 Markelen Dutra é pedagoga, especialista em Informática na Educação, Pedagogia Empresarial, Docência do Ensino Superior e Master em Gestão Estratégica de Pessoas. Atua há 15 anos atua como coordenadora pedagógica na implementação de Projetos Educacionais com o uso da informática educativa e como formadora de professores em escolas públicas de todo país
por Ava Vilas Boas