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Em São Paulo, primeiro estado a implantar o VIRTUS Letramento, o índice médio de recuperação de alunos com dificuldade de aprendizado foi de 91,5%, conforme divulgado no Diário Oficial do Estado de São Paulo ? Poder Executivo de 20/12/2005.
Publicado em 26/03/2015 16:31 - Atualizado em 10/04/2015 10:36
Resultados
Tecnologia pronta, testada e gerando resultados.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM – MG
(REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE)
O Projeto Piloto do VIRTUS LETRAMENTO foi implantado, em agosto de 2006, em três escolas da rede municipal da Prefeitura de Contagem.
Com os bons resultados do Projeto Piloto, a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura decidiu que o Sistema VIRTUS LETRAMENTO se tornaria um programa de governo a partir de 2007, assumindo o nome de LinkLetr@s e sendo estendido para mais 8 escolas. Novos cursos de formação foram oferecidos a professores e laboratoristas, no início de 2007 e também em 2008. Em 2009, a Prefeitura renovou a licença do VIRTUS LETRAMENTO nas 11 escolas iniciais e expandiu o projeto para 10 novas escolas, totalizando 21 escolas.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CORONEL FABRICIANO – MG
(REGIÃO DO VALE DO AÇO)
No primeiro semestre de 2011 a cidade de Coronel Fabriciano, localizada no Vale do Aço, região leste de Minas Gerais, implantou o projeto Amigo Micro – Informática na Educação com o sistema VIRTUS Letramento em 07 escolas de ensino fundamental.
Em 2012 o sistema VIRTUS Letramento foi ampliado para mais 05 escolas, sendo uma delas na zona rural, totalizando 12 escolas que receberam o projeto Amigo Micro. Foram 58 turmas atendidas nessas escolas e um total de 1553 alunos entre 9 e 11 anos beneficiados.
Em dois anos de implementação do Projeto Amigo Micro foram mais de 170 horas de formação, entre oficinas e encontros, e cerca de 150 professores capacitados. Em 2011, segundo publicação oficial do MEC, o município de Coronel Fabriciano atingiu o índice 5.5, superando a meta projetada para o ano que era de 4.9 e alcançando a meta estabelecida para ser atingida em 2015.
O Amigo Micro está inserido na grade curricular das escolas e é reconhecido pelos professores como uma ferramenta valiosa de ensino e aprendizagem que complementa suas práticas na sala de aula regular.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO PARAÍSO – MG
(REGIÃO DO VALE DO AÇO)
Com cerca de 20.000 habitantes, Santana do Paraíso é uma das cidades mais promissoras e importantes do Vale do Aço. A cidade foi a única na região leste de Minas Gerais, na qual, em 2011, todas as escolas alcançaram suas respectivas metas projetadas pelo MEC, inclusive, superando-as. O município alcançou o IDEB geral de 5.1, projetado pelo MEC para ser atingindo tão somente em 2017. O IDEB em Santana do Paraíso, medido nos anos iniciais do ensino fundamental, cresceu mais de 64% entre 2005 e 2011, passando de 3.4 para 5.1 sendo que o crescimento mais acentuado ocorreu a partir de 2009, exatamente quando o Amigo Micro foi integrado à proposta pedagógica das escolas.
Em avaliação realizada no final do ano de 2012, todos os professores participantes afirmaram que o Amigo Micro favorece o desenvolvimento das habilidades letradas e de cálculos e para 97%, os conteúdos contribuem para a formação crítica e o desenvolvimento da autonomia dos alunos.
A melhoria da frequência, da motivação e do interesse dos alunos, tanto pelas disciplinas quanto pela escola e a ampliação dos recursos didático-pedagógicos e das tecnologias educacionais presentes no ambiente escolar comprovam que a informática aplicada de forma inteligente e proveitosa, integrada ao planejamento, contribuiu efetivamente para a melhoria da qualidade da educação no município.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE IPANEMA – MG
(REGIÃO DO VALE DO AÇO)
Os resultados do Município de Ipanema – MG referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), de acordo com a divulgação oficial do MEC em agosto de 2012, demonstram a grande evolução da qualidade da educação já alcançada após a implantação do Projeto Amigo Micro.
O índice de 6.3 obtido por Ipanema em 2011 já supera a Meta do MEC estabelecida para o município alcançar apenas no ano de 2021, que é de 5.8 para os anos iniciais. Ipanema conseguiu suplantar, até mesmo, o índice médio das escolas brasileiras (públicas e privadas) projetado pelo MEC para 2021, fixado em 6.0.O IDEB de Ipanema em 2011 também ultrapassou o resultado médio das escolas públicas municipais e estaduais de Minas Gerais, que foi de 5.8 e ainda ficou bem acima da mesma média calculada entre as escolas públicas brasileiras, que foi de 4.7.
O Município de Ipanema obteve um crescimento de 26% do IDEB de 2009 para 2011 e atingiu um percentual de superação da meta fixada pelo MEC para 2011 em 43,2%, se estabelecendo em 45ª posição entre os municípios de Minas Gerais e 140ª posição entre todos os municípios brasileiros.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARAGARÇAS - GO
(NOROESTE GOIANO)
O Município de Aragarças – GO adotou em abril de 2012 o Programa Amigo Micro com o VIRTUS Letramento para 05 escolas, sendo um total de 23 turmas, alcançando 762 alunos.
A capacitação promovida pela Actcon por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto ocorreu no período de 24 de abril a 11 de maio de 2012 no Centro Municipal de Ensino Fundamental Dom Bosco, tendo sido contemplados com esta formação 31 profissionais, entre eles professores, coordenadores e diretores. Todos receberam os cadernos de orientação e foram preparados para utilizar a Plataforma Educacional. Ao final da formação, todos os participantes demonstravam grandes expectativas, curiosidade e vontade de enriquecer as metodologias e o próprio conhecimento. As avaliações diárias mostraram o quanto os professores perceberam a importância do programa na prática do ensino da Matemática e Língua Portuguesa, como suporte, ou auxilio, ou subsídio, de forma lúdica, interessante e com muitos atrativos. Uma proposta enriquecedora, jamais trabalhada nos Centros Municipais de Educação Fundamental de Aragarças. Na avaliação geral da capacitação, 100% dos participante classificaram a formação como excelente/boa.
As atividades com os alunos iniciaram tão logo concluída a formação dos professores, sob orientação e supervisão das Pedagogas Esther Lucas, e Carolina Medeiros, ambas da equipe da Actcon.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - MA
O Sistema VIRTUS Letramento foi adotado pelo Estado do Maranhão em 2012 através do Programa “Amicro do Peito”, idealizado pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). Apresentado oficialmente na 64º Reunião Anual da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC) em São Luís – MA, o Programa foi considerado o principal destaque do evento, ganhando extensa visibilidade em jornais, sites e cobertura televisiva.
O Programa que inicialmente foi implantado em 20 escolas estaduais, sendo dezenove na cidade de São Luís e uma em Balsas, será expandido visando alcançar toda a rede de ensino.
A primeira formação de professores para atuarem nos laboratórios de informática com os alunos ocorreu no período de 6 a 17 de agosto de 2012 no Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) em São Luís, capacitando um total de 111 profissionais de educação, sob a orientação da pedagoga Jozonete Sacramento, do Grupo Actcon.
No dia 09 de outubro de 2012 ocorreu a aula inaugural do Programa na UI Haydée Chaves, alunos e professores de 7ª e 8ª séries ficaram entusiasmados com a iniciativa. Participaram da aula inaugural a secretária-adjunta de Ensino da Seduc, Graça Tajra; a superintendente de Educação Básica, Leuzinete Pereira; o coordenador pedagógico da Unidade Regional de Educação de São Luís, André Bogéa; Neide Regina de Moraes, da Supervisão de Tecnologias Educacionais; e Négile Silva, da Supervisão de Currículo.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO - SP
O estado de São Paulo implantou o sistema VIRTUS LETRAMENTO por meio dos programas Trilha das Letras, destinado ao reforço na leitura e na escrita e Números em Ação, com foco no desenvolvimento das competências matemáticas.
Iniciado no primeiro semestre de 2004, com uma grande formação para 300 multiplicadores e 2.200 professores da Rede Estadual, estes programas chegaram às salas de aula em agosto de 2004, atendendo a 1.100 escolas e 57.400 alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental. Durante o ano de 2005, o projeto foi expandido gradativamente e, em 2006, a Secretaria adquiriu licenças de uso do VIRTUS LETRAMENTO para todas as 4.798 escolas que possuem o Ensino Fundamental.
Em 2004, o índice médio de recuperação dos alunos que participaram do projeto foi de 91,5%, conforme divulgado no Diário Oficial do Estado, em 20/12/2005. Em 2007, as atividades dos programas Trilha das Letras e Números em Ação foram agrupadas com o nome de Projeto Letramento. Este projeto concorreu, neste mesmo ano, ao Prêmio Excelência em Informática Aplicada aos Serviços Públicos, durante o CONIP 2007 (Congresso Nacional de Informática Pública), ficando entre os 18 finalistas.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL- DF
As atividades do projeto Português e Matemática em Foco, com a utilização do sistema VIRTUS LETRAMENTO em horário regular, foram iniciadas em janeiro de 2009, em 173 instituições de ensino fundamental da rede pública de ensino. Em outubro do mesmo ano, houve um aditivo contratual e mais 43 escolas puderam ser beneficiadas pelo uso dos programas. No total, 1.326 turmas são atendidas e 43.976 alunos participam do projeto que alia o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa e da matemática em ambiente digital.
Segundo o resultado do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2009, considerando, exclusivamente, as escolas que adotaram de forma plena o sistema VIRTUS Letramento, o índice alcançado foi de 5.7 pontos, elevando em 21,2% o resultado apurado em 2007, enquanto a evolução média do IDEB no DF ficou em 12,5%, chegando a 5,4 pontos, abrangendo o total de escolas.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - RN
O Projeto Piloto do VIRTUS LETRAMENTO foi implantado no ano de 2007, em 33 Escolas Estaduais do estado do Rio Grande do Norte, distribuídas nos municípios de Apodi, Caicó, Macau, Mossoró, Natal e Santa Cruz, atendendo 60 turmas, 66 professores e 1.550 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Os professores envolvidos avaliaram o sistema e explicitaram um alto grau de satisfação em trabalhar com o sistema.
GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS - MG
O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE/MG), implantou durante o ano de 2007, o Sistema VIRTUS LETRAMENTO em 10 escolas estaduais integrantes dos Programas “Escola Viva Comunidade Ativa” e ‘Escola de Tempo Integral”.
As escolas participantes iniciaram a utilização do sistema no mês de junho/2007 e em 2008 o Sistema VIRTUS LETRAMENTO foi ampliado para mais 90 escolas. As escolas estão distribuídas nos municípios de Araguari, Araxá, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Contagem, Juiz de Fora, Santos Dumont, São João Nepomuceno, Uberaba e Uberlândia.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ - AP
Em junho de 2006 tiveram início as atividades do Projeto VIRTUS LETRAMENTO no Estado do Amapá, com a customização dos softwares e dos Cadernos de Orientações ao Professor à identidade visual da Secretaria da Educação e do Governo de Estado do Amapá.
Cerca de 85 educadores da rede estadual participaram de 80 horas de cursos de formação para utilização dos Módulos de Língua Portuguesa (14 a 18/08) e de Matemática (07 a 11/08), que aconteceu no NTE Marco Zero. As atividades em sala de aula com os alunos iniciaram no mês de Setembro do mesmo ano.
REDE SESIMINAS DE EDUCAÇÃO – SISTEMA FIEMG
A implantação do VIRTUS Letramento na Rede SESIMINAS ocorreu gradativamente, através do Projeto DigitalLetras, sendo implantado em abril de 2007 em 18 Unidades nas turmas de 4ª séries do Ensino Fundamental, em agosto de 2007 nas turmas de 3ª séries. Foram realizados dois treinamentos em abril e agosto, para 59 profissionais (professores, técnicos de informática e pedagogas), com uma carga horária total de 36 horas.
O Projeto acontece em diversas unidades do SESIMINAS a exemplo de São João Del Rei, Barbacena, Uberaba, Uberlândia, Ubá, Governador Valadares, Itaúna, Divinópolis e João Monlevade. São atendidos mais de 1.440 alunos da 3ª e 4ª Séries.
O elevado envolvimento dos alunos nas aulas foi um ponto favorável ao êxito do aspecto pedagógico. O interesse e a curiosidade em aprender, transformam as aulas no laboratório em excelente momento de trocas e aprendizagens. Outro fator que favoreceu o êxito do trabalho é a satisfação dos professores com o Programa. Muitos, com o recebimento dos lap tops, pelo SESI, tem o VIRTUS Letramento instalado na sua máquina. Isso auxilia na preparação prévia que reflete em aulas de melhor qualidade.
Os educadores, os alunos, a coordenação e a gerência das Unidades são receptivos e envolvidos com o Projeto.
Acesse as galerias MULTIMÍDIAS e DOWNLOADS publicadas no final desta matéria e veja alguns VÍDEOS e CLIPPINGS de jornais sobre projetos de Governos de Estado e Prefeituras que adotaram o Sistema VIRTUS Letramento.
por Comunicação Portal Fácil