Formação Pedagógica - as TIC como aliadas do educador
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) representam uma porta para um contato instigante entre alunos e professores, aumentando a integração, incentivando a autonomia e a socialização.
Publicado em 14/08/2017 11:40 - Atualizado em 23/01/2019 14:16
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Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) representam uma porta para um contato instigante entre alunos e professores, aumentando a integração, incentivando a autonomia e a socialização. As TIC tornaram-se tão fundamentais também na Educação, ao ponto de ser inconcebível hoje uma proposta pedagógica que desconsidere a sua utilização.
Segundo o autor britânico David Buckingham (2010), a mídia digital reafirma a importância da escola, na formulação de questionamentos críticos e na ampliação do acesso às tecnologias. E ele se refere não apenas em termos de disponibilidade de dispositivos e recursos, mas de letramento midiático e aprimoramento das capacidades dos indivíduos de usufruir das tecnologias como formas culturais de expressão e comunicação.
Neste sentido, a escola passa a atuar como espaço onde alunos e professores são protagonistas da construção do conhecimento e, também, promotores da autoria deles. A ampliação da concepção do letramento é um fator facilitador para o desenvolvimento da cultura digital, onde, por exemplo, o aluno pode ser autor, criando narrativas digitais, e o professor seleciona e trabalha conceitos pertinentes ao projeto pedagógico, integrando as multimídias nas atividades curriculares.
Porém, para que os resultados se concretizem, é fundamental a capacitação dos professores e coordenadores pedagógicos, com o intuito de melhorar as habilidades e competências no uso das tecnologias para o desenvolvimento de novas práticas de ensino que integram as TIC.
Programa de Formação continuado - Gestão pedagógica qualificada
O VIRTUS Letramento tem como uma de suas garantias a realização de um Programa de Formação continuado. Nele, agentes técnicos, educadores, coordenadores e gestores educacionais discutem sobre os conteúdos produzidos especialmente para atividades nas escolas, promovendo a apropriação conceitual, estratégica e operacional do Programa.
Não se trata de utilizar as tecnologias como simples ferramentas com as quais modernizamos a prática pedagógica e, sim, de compreender que elas passam a reestruturar as formas de ensinar e de aprender. A formação é orientada para as competências, o incerto, o complexo e o questionável que compõem o fazer didático, focando as áreas de Matemática e Língua Portuguesa e, acessoriamente, as TIC.
O desenvolvimento desse trabalho junto aos gestores educacionais e coordenadores pedagógicos é capaz de gerar resultados permanentes para as secretarias de Educação e para as escolas – muito além das soluções educacionais disponibilizadas pelo Grupo Actcon.
#Ficaadica: Uma boa oportunidade para facilitar a compreensão da dinâmica de aliar tecnologia e educação é a leitura sobre o assunto. Alguns livros podem familiarizar você com o processo de ensino e aprendizagem na era digital. Para começar, você pode se interessar pelo livro “O que é virtual” do Pierre Lévy. Caso te interesse, siga este link.
por Ava Vilas Boas