O perfil do estudante na era digital
Compreender como as crianças e os adolescentes constroem sua identidade, sua autonomia e interação é fundamental para apoiar o seu processo de desenvolvimento.
Publicado em 15/06/2017 11:10 - Atualizado em 28/11/2017 12:36
Reunimos aqui no blog um resumo do perfil do estudante traçado pela TIC Kids on line Brasil 2015 (edição mais recente da pesquisa), realizada pelo
Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação.
Os resultados da quarta edição da pesquisa explicitam as rápidas transformações no perfil de uso da Internet por crianças e adolescentes. Realizada entre jovens de 9 a 17 anos, pais e responsáveis, a pesquisa mostra, entre outros, que é cada vez maior o consumo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nesta faixa etária. Compreender o contexto em que as crianças e os adolescentes brasileiros constroem sua identidade, conquistam sua autonomia e interagem com pares e adultos de referência é fundamental para apoiar o seu processo de desenvolvimento.
Conectividade
Embora a conectividade tenha sido apontada como um desafio para 26% da população de 10 a 15 anos e 17% da população de 16 a 24 anos, é difícil pensar a adolescência na contemporaneidade dissociada das TIC.
Em 2015, oito em cada dez crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos (79%) eram usuários de Internet, o que corresponde a 23,4 milhões em todo o país. Apesar da rápida disseminação das mídias digitais entre a população jovem, os resultados apontam a existência de disparidades regionais e socioeconômicas importantes no acesso e uso da rede: enquanto 84% dos jovens em áreas urbanas eram usuários de Internet, essa proporção era de 56% para os que residem em áreas rurais.
Uso mais frequente da internet
A pesquisa tem observado ao longo de sua série histórica que crianças e adolescentes vêm intensificando sua utilização da Internet. O uso mais frequente da rede – mais de uma vez ao dia – subiu em todas as classes sociais, ainda que o crescimento entre as crianças e adolescentes de condição socioeconômica mais alta tenha sido maior do que o ocorrido entre jovens das classes DE. No primeiro caso, foi de 21% para 80% e, no segundo, de 25% para 51%.
Celular – internet na palma da mão
O uso da internet se dá sobretudo por meio de telefones celulares. O crescimento da conexão por meio desses dispositivos móveis tem sido destaque na pesquisa nos últimos anos: em 2012, 21% das crianças e adolescentes brasileiros usuários da rede acessavam a rede por telefone celular, número que chegou a 82% em 2014 e, em 2015, apresenta estabilidade (85%). Um em cada três jovens conectados (31%) usa exclusivamente o celular para se conectar e essa proporção é de 55% entre as crianças das classes DE. O uso da Internet por meio de computadores portáteis e tablets também permanece estável.
Exclusão digital
A pesquisa estima que, em 2015, cerca de 6,3 milhões de crianças e adolescentes não eram usuários de Internet, sendo que cerca de 3,6 milhões nunca acessaram a rede. A falta de disponibilidade de Internet no domicílio surge como principal motivo para não utilizar a Internet: 15% das crianças – o equivalente a 4,5 milhões de pessoas – mencionaram que a falta de acesso à rede em seus domicílios era responsável por mantê-los desconectados.
Atividades mais realizadas na internet
Entre as atividades realizadas por crianças e adolescentes na Internet, mantém-se a predominância de ações ligadas à comunicação e ao entretenimento e à pesquisa escolar. Entre as atividades mais citadas pelos usuários de 9 a 17 anos estão: procurar informações para fazer trabalhos escolares (80%), enviar mensagens instantâneas (79%) e usar redes sociais (79%).
Desafio: acesso x oportunidades
Esse fenômeno social e tecnológico, caracterizado pelo rápido crescimento do acesso à Internet, tem o potencial de gerar oportunidades e trazer benefícios para o desenvolvimento desses jovens, à medida que promove o direito à liberdade de expressão e ao acesso à informação e ao conhecimento.
Pensar as estratégias de formação para a apropriação das TIC pelas crianças e pelos adolescentes é um grande desafio, principalmente quando o ritmo das transformações técnicas é infinitamente mais veloz do que o dos programas educacionais.
Usar a tecnologia em benefício da Educação
Mais do que ter informações sobre o novo perfil do estudante, é importante saber como aproveitar os resultados da realidade demonstrada nestas pesquisas em favor da dinâmica escolar e integrar os benefícios que as ferramentas pedagógicas digitais disponibilizam para aprimorar a qualidade da Educação e tornar as aulas mais atraentes.
#Ficaadica: O Programa VIRTUS Letramento desperta a curiosidade dos alunos ao estimular novas experiências da cultura digital, propiciando a construção de novas competências e contribuindo com o desenvolvimento das crianças e adolescentes.
por Ava Vilas Boas