Especial Tecnologia a favor do ensino (V)
Usando a tecnologia para promover mudanças efetivas na aprendizagem
Publicado em 18/12/2017 15:21 - Atualizado em 18/12/2017 15:34
Usando a tecnologia para promover mudanças efetivas na aprendizagem
Professora orienta atividade de aluno no computador
"A presença dessas tecnologias não pode se constituir apenas em um encantamento ou um elemento motivador de uma educação que não muda. Insistimos que essas tecnologias (...) não têm a função de animar a escola atual, que permaneceria como está, mas apenas com mais tecnologia presente. Elas são, no entanto, essenciais como elementos das linguagens contemporâneas, que estão intimamente ligados às novas formas de pensar e de produzir conhecimentos".[1]
Sabemos que no Brasil a estrutura escolar é considerada defasada, engessada e distante da realidade vivida, fora dos seus muros, pela maioria das crianças e jovens em idade escolar. Isso se deve muito pelo fato dos programas idealizados para fomento e uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) darem, inicialmente, maior destaque apenas à implantação da (necessária) infraestrutura tecnológica das escolas – que, diga-se de passagem, ainda continua aquém do esperado em muitas delas. Só mais recentemente começaram a fortalecer estratégias e desenvolvimento de projetos voltados para o uso de ferramentas tecnológicas como instrumento pedagógico, bem como para a capacitação dos professores.
Na medida em que os alunos estão cada vez mais conectados e com um cotidiano tão marcado pelas tecnologias digitais, pelo acesso às informações de modo instantâneo e pela facilidade em realizar pesquisas, o grande desafio a ser discutido, no âmbito da comunidade escolar, é como tornar o processo do ensino-aprendizagem mais dinâmico, interativo. O ambiente de estudo precisa desafiar e estimular os alunos, falando a mesma linguagem deles e, ao mesmo tempo, reforçar o diálogo e a parceria entre eles e os professores. Assim, favorecem uma educação que fará a diferença na vida de ambos, dentro e fora da escola.
Nesta última parte do especial Tecnologia a favor do ensino, a pedagoga e especialista em Informática na Educação, Markélen Dutra[2], destacou para nós pontos importantes a respeito de como a apropriação das tecnologias educacionais e seus recursos pedagógicos podem provocar mudanças efetivas dentro da escola. Fez essa análise baseada em sua larga experiência como coordenadora pedagógica na implementação de Projetos Educacionais,
BLOG Caminhos da Educação: Como vimos na conversa anterior, as potencialidades do mundo digital não podem estar dissociadas do currículo escolar. O que fazer para que as práticas pedagógicas mediadas pela tecnologia provoquem mudanças efetivas dentro da escola?
Markelen Dutra: Em primeiro lugar é preciso, como disse anteriormente, capacitar os professores. Mas não só isso, é preciso acompanhá-los pedagogicamente neste processo. Como todo processo, em qualquer área, é preciso capacitar, acompanhar e avaliar e assim, continuamente, num ciclo de apropriação, de empoderamento. A maioria dos professores não entendem a tecnologia associada ao currículo escolar, às áreas do conhecimento, ao componente curricular ou, até mesmo, como recurso do seu planejamento. Para que as práticas pedagógicas mediadas pela tecnologia provoquem mudanças efetivas dentro da escola é preciso que elas estejam diretamente integradas à proposta curricular - abarcando todos os componentes curriculares - e ao planejamento pedagógico. Para tanto, é necessário que o professor esteja cada vez mais apropriado da tecnologia. Quanto mais o estiver, mais conseguirá incorporá-las à sua prática de forma voluntária.
A experiência
Em todos esses 15 anos de experiência como coordenadora pedagógica na área de Projetos de implementação da informática na Educação, em escolas públicas, tenho visto que para a maioria dos professores a aula com uso da tecnologia é uma prática distante do seu fazer pedagógico, é como algo mecânico, que precisa de um manual de instruções. Não basta à escola adquirir recursos tecnológicos e materiais pedagógicos sofisticados e modernos, nem aos professores limitarem-se apenas ao treinamento para o seu uso. Faz-se necessário, na Educação, construir novas concepções pedagógicas, elaboradas sob a influência do uso dos novos recursos tecnológicos, que resultem em práticas que promovam o currículo nos seus diversos campos dentro do sistema educacional. Desta forma, eles podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem, promovendo uma educação mais estimuladora, ganhando destaque enquanto recurso pedagógico.
Engajamento e mudança
Acredito que essa concepção já está sendo mudada, na medida em que o próprio professor se vê como protagonista da cultura digital. Faz isso participando de cursos pela modalidade EAD, preenchendo diários online, fazendo parte de comunidades virtuais, sendo autores de blog, fazendo publicações de artigos online, interagindo e discutindo em redes sociais, lendo periódicos. Os professores estão a cada dia mais engajados, envolvendo-se diretamente em novas formas de interação midiática de atuação social em rede. Somente este engajamento provoca mudanças reais e efetivas na prática escolar.
Fica claro para todos nós que há ainda um longo caminho a ser percorrido para que as novas práticas no processo de ensino-aprendizagem tragam mudanças efetivas dentro da escola. Porém, é importante estabelecer que a implantação da informática educativa nas escolas reforça o seu papel de agente decisivo nesta transformação que está sendo vivenciada, ao estimular experiências mais ricas, dentro e fora da sala de aula. Isso leva o aluno a aprender, a pensar e a criticar para o mundo do estudo, do trabalho e para a sociedade do futuro.
A introdução de tecnologia traz inúmeros ganhos para alunos, professores, gestores e para a escola. Invista em tecnologias educacionais e recursos para sua escola e promova novas formas de envolvimento e estímulo e aos estudantes.
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[1] PRETTO, Nelson De Luca. Uma escola sem/com Futuro: educação e multimídia. 8 ed. Salvador: EDUFBA, 2013.
[2] Markelen Dutra é pedagoga, especialista em Informática na Educação, Pedagogia Empresarial, Docência do Ensino Superior e Master em Gestão Estratégica de Pessoas. Atua há 15 anos atua como coordenadora pedagógica na implementação de Projetos Educacionais com o uso da informática educativa e como formadora de professores em escolas públicas de todo país
por Ava Vilas Boas